A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que ocorre quando o nervo mediano, responsável pela sensibilidade e movimento de parte da mão, fica comprimido no túnel do carpo, uma passagem estreita no punho formada por ossos e ligamentos. A pressão sobre esse nervo pode causar uma série de sintomas desconfortáveis e prejudiciais à qualidade de vida, como dormência, formigamento e dor na mão e nos dedos, além de fraqueza, que pode dificultar atividades cotidianas, como segurar objetos.
Os principais fatores que contribuem para a síndrome incluem movimentos repetitivos dos punhos, como digitação ou trabalho com ferramentas, além de condições de saúde como diabetes, artrite e alterações hormonais. Pessoas com histórico familiar de problemas no túnel do carpo também têm maior propensão à desenvolver a condição.
Porém, o túnel do carpo não é a única estrutura que o nervo passa. Ao longo de seu trajeto o nervo mediano interage com diversas outras estruturas do braço, que também podem estar influenciando nos sintomas. Uma avaliação física verificando todo o trajeto do nervo pode ser feita em consultório a fim de determinar o tratamento.
A Fisioterapia é um tratamento fundamental para o alívio e controle da síndrome do túnel do carpo. Por meio de mobilizações manuais especificas e de exercícios específicos, o Fisioterapeuta pode ajudar a aliviar a pressão sobre o nervo mediano e assim diminuindo os sintomas.